quarta-feira, 12 de março de 2014

Tchau mosquito!

Ninguém precisa perder o sono ou sair feito louca caçando mosquitos no meio da noite. Os repelentes são bons aliados contra os insetos, que ganham força no verão. Mas muitas vezes esses salvadores acabam com o o brilho do esmalte nas unhas. Segundo a dermatologista Renata Ayd, algumas fórmulas contém álcool na sua composição e por isso agridem o esmalte - além de prejudicar as próprias unhas. 


Para evitar esses resultados, existem alternativas manipuladas e naturais. Assim como produtos sem álcool na fórmula, elaborados especialmente para as mulheres, que ainda ajudam na hidratação, ou para crianças, que geralmente são menos agressivos. "Os manipulados são uma boa alternativa para quem tem alergia a componentes da fórmula pronta. Outra vantagem da manipulação é que com ela pode-se produzir loções com mais ativos repelentes naturais juntos, como camomila, andiroba e citronela. Geralmente, essas loções não estragam as unhas", explica Renata.

A doutora explica que o repelente deve ser sempre passado depois de protetores solares ou hidratantes. “O que afasta os insetos é o cheiro exalado por estes produtos. Dessa forma, o protetor solar, ou qualquer outro creme, deve ser aplicado na pele cerca de 15 a 30 minutos antes do repelente, para não mascarar o cheiro.” Por outro lado, creme, sabonetes e perfumes de fragrância forte podem atrair as pragas.

Quem procura produtos com maior tempo de duração deve optar por texturas em creme ou gel, que têm melhor aderência à pele. Apesar de populares pela praticidade, as fórmulas em spray devem ser reaplicadas mais vezes.

Segundo a dermatologista, o óleo de citronela pode ajudar, mas não faz milagres. "A citronela é um dos óleos naturais que ajudam a afastar os mosquitos. Entretanto, sua eficácia é perdida rapidamente, já que o cheiro é eliminado no ar facilmente, e por isso deve ser reaplicada por mais vezes.”

-

Fonte: Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário