quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tirando o açúcar refinado da mesa: descubra as alternativas

Para ficar mais branco e soltinho, o açúcar extraído da natureza é submetido ao refino, que utiliza inúmeros produtos químicos. Nesse processo, as fibras, os sais minerais, proteínas e demais nutrientes são eliminados, resultando em um produto químico cheio de calorias vazias, levando à carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio. Hoje, a Sol & Água te dá algumas alternativas para tirar esse inimigo da mesa!


Fruta - Purés de fruta, manteigas ou pastas de fruta seca ou cozinhada são adoçantes excelentes uma vez que contêm menos água, o que concentra o sabor e conteúdo natural do açúcar.

Amasake – Um adoçante tradicional no Oriente, produzido a partir de diferentes cereais, geralmente arroz integral; tem uma consistência espessa e a textura de um pudim.

Mel - O mel consiste essencialmente de glucose e frutose e é duas vezes mais doce do que o açúcar, sendo muito rapidamente absorvido na corrente sanguínea. 

Açúcar Mascavo - Apresenta-se de uma forma mais bruta que o açúcar refinado, pois é menos manipulado quimicamente. O açúcar mascavo contém proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, zinco, vitamina B1, B2, niacina e vitamina C. 

Malte de Cevada - Adoçante semelhante ao malte de arroz, mas em que o arroz é substituído por cevada. A cevada germinada transforma os amidos do cereal num adoçante complexo que é digerido gradualmente.

*Lembrando que nenhuma das alternativas acima são recomendadas para diabéticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário