quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pequeninas e poderosas!

"A goji berry provavelmente é a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta.”, resume o nutricionista Alisson Paulino sobre o sucesso da fruta, que começa a marcar presença em dietas e guias nutricionais.



Benefícios
Por conta do alto poder nutritivo, a goji berry é considerada um superalimento e auxilia em funções do organismo. "Alguns estudos demonstraram que o consumo diário da fruta aumentou significativamente a sensação de bem-estar, melhora da função gastrointestinal e neurológica, além de apresentar efeitos positivos no tratamento de doenças”, explica.

Preço
A frutinha milagrosa veio do Tibete e, apesar de todos os benefícios que oferece, ainda é pouco consumida no Brasil. O motivo? Seu alto custo, que pode chegar a R$ 400 o quilo.

Alternativas
"Todas as frutas que têm a terminação berry em inglês são riquíssimas em componentes químicos e vitaminas essenciais para o corpo, sendo os mais importantes os antioxidantes e os flavonóides, que neutralizam os radicais livres que danificam nossas células e tecidos.”

Berries
Entre essas frutas encontram-se amoras, framboesa, mirtilo, groselha e morango - que é a berry mais consumida no Brasil. "Ele é fonte de ácido ascórbico, catequinas e compostos fenólicos, que ajudam na prevenção de doenças e têm efeito antioxidante. Diversos estudos comprovaram a eficácia do morango na prevenção e tratamento do colesterol.", explica.

Composição
Essas frutas conseguem ser mais ricas em Vitamina C que a laranja: "As berries contêm o dobro da quantidade de antioxidantes presentes no espinafre e o triplo em relação às laranjas. Além disso, atuam no fortalecimento do sistema imunológico.”, reforça.

Açaí
O Dr. Paulino aponta o açaí como uma alternativa brasileira, apesar de ser difícil encontrá-lo na forma pura nos estados do Sudeste. “Na falta da fruta natural, a mais é a versão em pó, que vem em cápsulas e deve ser feita em uma farmácia manipulada de confiança. Não recomendo esses cremes congelados e adoçados, que contêm muito açúcar.”

Como consumir
"Recomenda-se que o consumo de qualquer berry seja feito na forma in natura. Se cozidas, transformadas em recheios, caldas ou geleias, prejudicam o aproveitamento das propriedades funcionais das frutas, já que os nutrientes são degradados durante os processamentos de cozimento, secagem, etc. Elas são fáceis de incorporar no dia a dia e podem ser consumidas como frutas, sucos ou, no caso da goji berry, na forma de passas (desidratadas) ou mesmo em sucos. São saborosíssimas e podem ser adicionadas a cereais, saladas de frutas ou iogurtes.", sugere.

Vale a pena ficar atenta para se cuidar, não é mesmo?

-

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário